Através da Bíblia

Esses dias nos perguntaram sobre qual seria um material legal para dar suporte no estudo da Bíblia. Como pastores de uma igreja local, uma das nossas responsabilidades é cuidar da alimentação espiritual das ovelhas e muní-las de ferramentas para o aperfeiçoamento do caráter de cada uma conforme Cristo e o preparo para o serviço na obra de Deus.  No final desse texto deixaremos uns Links para um material que consideramos bom mas antes vão alguns conselhos.

E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. Efésios 4:11-16

É certo que há muito material e mensagens espalhadas em todos os meios de comunicação principalmente na internet mas, nem todos contém uma teologia saudável e coerente com a palavra de Deus. Nos dias de hoje tem sido um novo desafio pastorear pessoas que estão bebendo de diversas fontes diferentes mas que não sabem discernir e separar alimento, de veneno. Aqui vão algumas perguntas a serem respondidas por você: 

1) É um material ou mensagem que se fundamenta na Bíblia e se explica pela própria Bíblia e com centralidade em Cristo? Se sim, ótimo ! 

2) Analisa e julga a vida humana pela verdade plena da palavra ou parte da experiência e emoções humanas para interpretar e adptar a Bíblia? Se for o segundo caso há muito risco de ser falsa teologia.

3) Qual o fruto daquela teologia que está sendo ministrada é ensinada na própria vida de quem a está ministrando? Uma teologia saudável levará a uma vida pessoal saudável, familiar e em comunidade, revelando Cristo e seu amor. 

4) A palavra que está sendo pregada é conforme o que o escritor ou pregador tem buscado viver? 

Cremos que para termos uma boa contextualização da mensagem da palavra para os nossos dias e nossa vida, é também necessário o aprofundamento no conhecimento das escrituras e o respeito à sua integridade. Então, nossa instrução é o apego às Escrituras como a infalível e inerrante Palavra de Deus. Esse é o ponto central em toda essa discussão sobre “fundamentalistas X liberais”. Podemos errar em vários pontos, mas se temos uma atitude de respeito, amor e apego à Palavra de Deus, iremos nos submeter à correção que vem dela e corrigiremos os rumos. Uma vez que sua autoridade é questionada e sua autoridade minada, perderemos os referenciais e nos afastaremos mais e mais do cristianismo verdadeiro.

Seguem os Links para o Através da Bíblia, um estudo bem equilibrado, partindo das escrituras para as nossas dinâmicas do dia-a-dia:

  

Através da Bíblia é um ministério que ensina a Bíblia em mais de 100 idiomas e dialetos em todo o mundo. Nossa missão é simples e é a mesma que o próprio Dr. McGee adotou: Levar toda a Palavra de Deus ao mundo inteiro. É um estudo sistemático de toda a Bíblia com comentários capítulo por capítulo.
Programa idealizado pelo Dr. J. Vernon McGee (1904-1988). Ele serviu como pastor da Igreja da Porta Aberta (Open Door), em Los Angeles por 21 anos e foi também professor, palestrante e autor. Seus títulos incluem o de Bacharelato em Divindade e Doutorado do Seminario Teológico de Columbia, e Mestrado em Telología no Seminário Teológio de Dallas, no Texas. A versão em português é atualizada e contextualizada pelo Pr. Itamir Neves que é pastor, conferencista e professor nas áreas de Teologia da Vida Cristã, Novo Testamento, Teologia Bíblica, Homilética e Pregação Expositiva. Cursou grego na USP e concluiu seu mestrado na Universidade Metodista de São Paulo. É casado com a Sra. Beti, tem três filhos e uma neta.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s