Haverá animais no paraíso? 

  
Esse bichinho #pet estava guardando essas sacolas enquanto sua dona, uma #badameira catava mais recicláveis. Que companheiro! Que bom ter um animal de estimação! Mas, quando eles morrem, será que vão para o céu?   

Meu sincero desejo é que sim, mesmo não sabendo onde iria pôr tantos que passaram em nossas vidas: (Tanga, Ringo, Sansão, Badboy, Bamby etc.). Porém, existem algumas coisas que precisamos pensar e considerar biblicamente:

1) Eles têm alma? Sim, mas como um fôlego de vida do tipo da vida carnal dos homens e não como um espírito imortal que passe para a eternidade aliado à sua identidade. Animais sabem demonstrar carinho, alegria, tristeza, irritação possuem uma certa inteligência que os permite se comunicar, imitar comportamentos humanos e até aprender algumas tarefas até de certa complexidade porém, não tem livre vontade, são dirigidos por seus instintos e não discernem entre bem e mal, certo e errado como fazem os homens. Cristo não entregou a vida na cruz para salvar animais, até mesmo porque estes não pecam, mas sim para que homens pecadores fossem perdoados e pudessem voltar ao seu Pai celestial. Diferente dos animais o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Deus disse: Gênesis 1.26 “Façamos os seres humanos à nossa imagem,de forma que reflitam a nossa natureza. Para que sejam responsáveis pelos peixes no mar, pelos pássaros no ar, pelo gado. E, claro, por toda a terra, por todo animal que se move na terra”.

2) Vivemos em um mundo onde a maldade humana se multiplica tanto que animais nos parecerão cada vez mais saudáveis para conviver do que os humanos . Precisamos pensar porém, se essa preferência não é fruto do desejo de se poupar de relacionamentos humanos que exigirão níveis maiores de renúncia, abnegação, entrega e comprometimento. Gostar de animais é sadio no entanto é um erro grotesco o caminho de algumas pessoas e de ativistas de direitos dos animais, em dar aos animais estima ou direitos iguais ou superiores  aos dos seres humanos, chegando ao ponto de alguns extremistas defendam que animais nem deveriam ser utilizados como alimentação, força de trabalho, estimação ou quaisquer outros fins. Ainda que seja parte importante de nossa missão cuidar da natureza incluindo os animais, precisamos saber que o seu valor funcional jamais deve se igualar ao valor sublime da vida humana. Jesus, em Mateus 10.29 a 31 diz: “Qual o preço de um pardal? Alguns trocados, não é mesmo? Pois Deus cuida deles mais que vocês cuidam. E a vocês ele dispensa tanta atenção que chega a contar os fios de cabelo da cabeça de cada um! Portanto, não fiquem intimidados com esta conversa assustadora. Vocês valem mais que um milhão de pardais.”

3) Haverá animais no paraíso? É muito difícil conceber uma imagem de paraíso sem flores, rios e animais. Alguns textos bíblicos nos aludem que a beleza da criação estará presente no paraíso como por exemplo  Jesus no apocalipse montado sobre um cavalo ou em  Isaias 65.25: ” O lobo e o cordeiro pastarão na mesma campina, o leão e o boi comerão palha do mesmo cocho,mas as serpentes — estas se alimentarão de pó! Nem animais nem pessoas irão machucar ou matar uma só criatura no meu Santo Monte”, é o Eterno quem está dizendo. 

Sim há possibilidade te termos animais e tudo mais da natureza que conhecemos nos novos céus e nova terra! E o melhor, com a possibilidade de uma interação muito mais profunda do que a que temos hoje como homens pecadores . No entanto essa não é uma indicação ou garantia de que animais em particular, estejam lá aguardando os seus respectivos donos. Nem mesmo os casamentos se manterão na Glória futura (Mt 22.20)

Certa feita uma senhora em seu leito de morte falou com seu filho: – Filho, seu tio me falou que não deveria me preocupar com o Tulip (era o nome de seu cão de estimação que a acompanhara nos últimos 15 anos) porque ele não irá para o céu! O filho sabiamente responde: – Deus nos promete que o céu será um lugar de plena alegria e eu sei que se Ele achar necessário que o Tulip esteja lá para completar sua alegria, certamente Ele o fará. 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s